sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Enxoval: Parte 1

Enxoval parece uma coisa que não tem fim. A gente senta. escreve uma listinha, acha contemplou os mínimos detalhes, mas, quando vê, ainda tem coisa para comprar. Então, meu primeiro conselho para as gravidinhas é: tenta focar naquilo que seu filho precisa para NASCER. Digo, o que o seu bebê vai realmente precisar nos primeiríssimos meses de vida, sabe? Por que estou dizendo isso? Simplesmente porque você não CONHECE ainda sua criança, esta que há de ter algumas necessidades próprias ou não. 

Exemplo: bomba de leite. Comprei, experimentei e percebi que para o meu filho aquilo era completamente inútil. Primeiro porque eu estava SEMPRE com ele, segundo porque ele tinha uma pega maravilhosa e terceiro porque minha ordenha manual sempre foi tranquilíssima. Eu demorava muito mais tempo para tirar leite com a bombinha (a minha era a manual, tá pessoal? A outra, elétrica, dizem que é uma glória, mas é cara para dedéu!). 

Outro exemplo maravilhoso é a tal da mamadeira. Veja bem, a despeito de todos os estudos que mostram o quanto ela pode atrapalhar no processo de amamentação etc., eu comprei TRÊS kits. Eu SABIA que queria amamentar e que iria fundo nessa missão o quanto fosse necessário, mas, sei lá, confesso que fiquei com medo de matar o menino de fome caso desse algo errado. E foi por isso que comprei um milhão de mamadeiras. Resultado: Francisco não apenas não usou mamadeiras até 6 meses de vida como hoje, aos 10 meses, só gosta de UMA mamadeira que NÃO faz parte desses kits anteriormente comprados. 

Mais um exemplo (para deixar o mais didático possível): Almofada de amamentação. Em todos os sites, vlogs, conversas com mães etc., geral me falava que TINHA QUE TER almofada, que ajudava demais a posicionar o bebê na hora de amamentar, que descansava o braço e ajudava a postura da mãe. Acho que eu usei umas 5 vezes, tentanto, mas nunca funcionou muito bem. Francisco tinha posições muito únicas para amamentar nos primeiros meses e depois disso a almofada ficou ainda mais inútil PARA MIM. Algumas mães se deram superbem com a tal almofada... então, parece que cada caso é um caso.

O que eu quero dizer com tudo isso? 

Não tente abarcar o mundo com as pernas. Sempre vai faltar alguma(s) coisa(s) e sobrar outra(s) na sua listinha inicial. É o caso de deixar nascer o filho, sabe? 

Outra dica importante é ter cuidado com produtos de custo muito alto que estão fora do essencial para o neném vir ao mundo. Como assim? Um berco (se você não for optar pelo quarto montessoriano) é um gasto normalmente alto, mas essencial: a criança precisa ter onde dormir. Ok. Um esterilizador de mamadeiras talvez não seja tão essencial assim. Se você tiver a mesma experiência que eu tive, talvez nunca chegue a usar.  Espera a necessidade acontecer. 

No próximo post, vou tentar fazer uma lista criteriosa das coisas que comprei e que realmente me ajudaram. Lembrando que seu filho é um e o meu é outro e que você é uma mãe e eu sou outra. Nós algumas demandas bem diferentes. Mas, fica tranquila, as lojas todas continuarão por aí depois que seu neném vier ao mundo. Tem tempo para tudo, gravidinha. Respira!





Nenhum comentário:

Postar um comentário